FORMAÇÃO EM TEORIA DA FILOSOFIA CLÍNICA

FORMAÇÃO EM TEORIA DA FILOSOFIA CLÍNICA

Casa de Estudos Francisco de Assis – Centro de Filosofia Clínica

TURMA MAGNÓLIA

2017-2019

Em Goiânia, a Casa de Estudos Francisco de Assis – Centro de Filosofia Clínica, reconhecida pela Associação Nacional de Filosofia Clínica, inaugura em setembro de 2017 mais uma turma do curso de Formação em Teoria da Filosofia Clínica, a ser chamada de “TURMA MAGNÓLIA”, conferindo ao formado a titulação de “Teórico em Filosofia Clínica”.

a. Filósofo clínico-professor titular: Will Goya (e professores convidados).

b. Início das aulas: 23 de setembro. Duas manhãs de sábado por mês, das 8h às 12h.

c. Tempo de curso: 19 meses. Carga horária total de 432 horas-aulas (presenciais, EaD e pesquisa).

d. Investimento: Matrícula de R$50,00 – paga em setembro/17. Mensalidade/módulo R$300,00.

e. Local: Casa de Estudos Francisco de Assis – Centro de Filosofia Clínica. Av. C-07, quadra 79, lote 06, casa 02, Setor Sudoeste, Goiânia, Goiás. Fone/WhatsApp: 62 – 98211.2000.

Este é um curso livre, isto é, sem a chancela do MEC. Essa modalidade de curso visa a formação teórica na metodologia da Filosofia Clínica, obtendo o(a) aluno(a) aprovado o título de teórico em Filosofia Clínica, resultante da “Formação em Fundamentos da Filosofia Clínica”. O portador dessa titulação poderá fazer uso dos saberes da metodologia da Filosofia Clínica em sua respectiva área de atuação profissional, não podendo, todavia, intitular-se filósofo clínico e com isso exercer profissionalmente a atividade clínica da prática filosófico terapêutica. Com diferenciação, o(a) aluno(a) que não possuir nenhuma graduação acadêmica anterior – o que é permitido – receberá o certificado de conclusão na modalidade de “Curso Livre de Formação Continuada”, com o certificado de “Curso de Teoria Geral da Filosofia Clínica”, sem obtenção de título.

O(a) aluno(a) que tiver interesse em exercer profissionalmente a prática terapêutica da clínica filosófica deverá possuir uma graduação universitária e já ter feito a “Formação em Teoria da Filosofia Clínica”, devendo então cursar a “Formação em Prática da Filosofia Clínica” a fim de se tornar um filósofo clínico – através de clínicas didáticas, estágios supervisionados e prova de título. Poderá também cursar no futuro essa Formação em Prática o(a) aluno(a) que simplesmente desejar uma qualificação pessoal, subjetiva, porém sem a obtenção de título.

PROGRAMA E CRONOGRAMA DO CURSO – Turma Magnólia

  • Filosofia Clínica - propedêutica
  • Fundamentação filosófica da Filosofia Clínica
  • Metodologia da pesquisa filosófica
  • Historicidade existencial
  • Exames categoriais: as implicações subjetivas entre o “eu” e o “mundo”
  • Estrutura de pensamento: a subjetividade universal e singular
  • Procedimentos clínicos: o uso de submodos informais
  • Cadernos Médicos: introdução à neurociência, psiquiatria e farmacologia (Instituto Packter)
  • Filosofia Clínica e multidisciplinaridade
  • Ética geral e profissional do filósofo clínico. Teoria e Prática
  • Obra-prima de epílogo: artigo ou trabalho afim
Ver PDF

Meus Videos